DICAS PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

UTILIDADE PÚBLICA: MATÉRIA PUBLICADA EM 30 DE MAIO DE 2016, NO SITE DA

REDE TOCANTINS DE NOTÍCIA

Confira oito dicas para comprar a casa própria com mais segurança

Rede Tocantins
redeto.com.br

REDAÇÃO

Ter a casa própria é um dos objetivos mais comuns na vida de grande parte dos brasileiros. Não precisar mais viver de aluguel e ter a segurança de ser dono de um bem de valor são os principais motivadores de quem sonha em comprar uma casa ou apartamento. Mas como qualquer aquisição, a compra de um imóvel requer cuidado e atenção, já que envolve muitos documentos, visitações e vistorias antes de fechar o contrato. Para facilitar a escolha e compra do seu imóvel, separamos algumas dicas essenciais que não podem ser esquecidas na hora de sair em busca da sua futura casa própria.

1. Tenha a ajuda de um corretor
Ter orientação profissional na hora de adquirir o seu primeiro imóvel é o primeiro passo para fazer uma compra bem sucedida. Os corretores são profissionais capacitados para dar as informações necessárias acerca do imóvel, além de serem peças-chave no momento de procurar as casas e apartamentos que se enquadram no seu perfil. Atente-se ao pagamento da taxa de corretagem. Caso esteja adquirindo um imóvel direto da planta, é a construtora que deve arcar com esses custos. Em imóveis já construídos, ele deve ser pago por quem contratou o corretor, seja ele comprador ou vendedor. A taxa varia de 5% a 8% do valor total do imóvel.

2. Saiba o quanto pode investir
Ter plena noção do seu real orçamento ao comprar um imóvel é essencial para fugir das dívidas e da inadimplência. Antes de começar a procurar uma casa ou apartamento para comprar, determine o valor máximo que quer gastar com o imóvel, incluindo nisso os custos de documentação, financiamento e taxas extras. Não mais do que 30% da sua renda mensal deve ser destinada ao pagamento do financiamento e, para diminuir os juros e as prestações, o ideal é poupar o máximo de dinheiro possível para dar de entrada no imóvel.

3. Planeje-se
A aquisição de uma casa ou apartamento requer planejamento detalhado para ser bem sucedida. Cuide de planejar a parte financeira, que envolve os gastos gerais da compra, mas também não esqueça de organizar outras partes da vida antes de adquirir seu imóvel. Faça uma projeção futura levando em consideração o seu emprego, casamento, filhos, necessidade de mudar-se para outros lugares, etc.. Desta forma, é possível adquirir o imóvel certo, que atenderá às suas necessidades mesmo com adição de membros à família.

4. Pesquise, pesquise, pesquise
A melhor forma de conseguir fechar um bom negócio ao comprar um imóvel é fazendo pesquisas de preço e de localização. Faça cotações pela internet, vá a saldões e também em estandes de construtoras para cobrir todas as alternativas possíveis de comprar um bom imóvel por um preço mais acessível. Fazer a organização dos prós e contras dos imóveis que mais gostar pode ajudar na hora de decidir. Monte uma lista com os valores e características dos imóveis favoritos para facilitar a escolha final.

5. Conheça os custos e documentos necessários
Ao procurar por imóveis, busque sempre perguntar ao corretor quais serão os custos e tarifas para a aquisição, bem como os documentos necessários para a elaboração e assinatura do contrato. Desta forma, é possível já ir preparando o que puder de documentações para diminuir os trâmites burocráticos e agilizar a tão sonhada compra da casa própria.

6. Faça visitações
Talvez uma das etapas mais importantes de adquirir um imóvel seja a de visitações. Apenas indo até o local e observando os mínimos detalhes da construção é que é possível saber se comprar aquele espaço vale realmente a pena. Procure agendar várias visitações para um mesmo dia para facilitar a comparação visual entre os imóveis vistos. Anotar o que mais gostou e os problemas de cada espaço durante a visita é uma dica para facilitar a comparação com os próximos imóveis.

7. Acompanhe as vistorias
Depois de escolher qual imóvel você irá adquirir, é essencial que se acompanhe as vistorias. Nelas você saberá o verdadeiro estado da nova casa e, em caso de problemas estruturais, negociar com o vendedor um desconto no valor total ou o conserto antes do fechamento do negócio.

8. Avalie a vizinhança
Os arredores e a vizinhança do seu imóvel são fatores que devem ser considerados determinantes na hora de tomar a decisão final. Observe se existe uma boa movimentação comercial, padarias, farmácias e supermercados por perto. Avalie também o comportamento dos vizinhos, sejam eles do prédio ou das casas vizinhas. Desta forma, você tem uma noção real de como será viver naquele bairro antes de fechar o negócio.

Obs.: A REDE TO coloca espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam suas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.
Clique no link abaixo e acesse a matéria no site da REDE TO.
Obrigado.
Visualização da matéria no veículo de origem

Anúncios

Sobre Ivan Carvalho

Corretor de Imóveis CRECI/RJ 36736
Esse post foi publicado em Notícias, Prontos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s